segunda-feira, 31 de outubro de 2011

7.000 Milhões

Eu cá já 'contribuí' com duas!
Esta Danica é uma fofa :)

Unicef - Projecto Own a Colour

Não custa (quase) nada, a sério. Vamos todos ao site, escolhemos uma côr (das 16.7 milhões disponíveis) e damos-lhe um nome. Gastamos €1,5 e ajudamos a vida de algumas crianças.
Bora???

http://www.ownacolour.com/

She's always a woman

Vejam lá se a letra não é absolutamente linda...!

She can kill with a smile
She can wound with her eyes
She can ruin your faith with her casual lies
And she only reveals what she wants you to see
She hides like a child
But she's always a woman to me


She can lead you to love
She can take you or leave you
She can ask for the truth
But she'll never believe you
She'll take what you give her as long as it's free
Yeah, she steals like a thief but she's always a woman to me


Oh, she takes care of herself
She can wait if she wants
She's ahead of her time
Oh, and she never gives out
And she never gives in
She just changes her mind


She will promise you more
Than the Garden of Eden
Then she'll carelessly cut you
And laugh while you're bleedin'
But she'll bring out the best
And the worst you can be
Blame it all on yourself
Cause she's always a woman to me


She is frequently kind
And she's suddenly cruel
She can do as she pleases
She's nobody's fool
But she can't be convicted
She's earned her degree
And the most she will do
Is throw shadows at you
But she's always a woman to me

Esperamos que seja menina

Sou suspeita afinal o sexo feminino é a maioria aqui por estes lados mas este é um dos meus anúncios preferidos. Adoro ser mãe de duas meninas (de vez em quando este cenário não é tão cor-de-rosa), gosto das imagens estilo 'Momentos Kodak' e adorooo a música de fundo, isto apesar de ser a única (?) do Billy-boy da qual gosto. Publicidade feita desta forma motiva qualquer um e Deus sabe que eu sou muito permeável ao efeito da publicidade mas tem de ser assim, deixar-me com um sorriso no coração.

Pimpinela em acção

Compras

Depois de Óbidos fomos aos afazeres típicos da época: comprar roupa quentinha, calçado de inverno ou seja, a parafernália usual para as muninas pucaninas cá de casa. Eu cá acho que também deveria contar porque afinal também sou pucanina, não é? Mas o que se pode fazer, tenta-se e pronto. Explica-se ao marido que relógios e coisas do género também se compram quando o tempo fica mais frio e principalmente com a mudança de hora blá, blá, blá. Voltando ao que importa, comprámos alguma coisa mas ainda não terminámos. Apre que parecem trabalhos forçados. Ou não gostávamos ou quando era o caso, não havia o tamanho que pretendíamos. Enfim...quando saímos da última loja da noite e já exaustos, estava um daqueles mini-carrosséis mesmo à nossa frente. E pumba, vai daí foi a estreia da Pimpinela. Foram nada mais nada menos do que três voltinhas, mais uma moedinha, mais uma voltinha. Felizmente só me calhou a mim pôr uma que isto da crise torna perigoso estar a enfiar moedinhas de €1 assim de enfiada. Ela adorou e nós adorámos vê-la a delirar com aquilo o pior foi quando a tirámos de lá. Xiiiiii foi a bela da gritaria, parecia o fim do mundo ou pior que isso. Mas passou-lhe depressa. Temo é que a próxima vez que calhar passarmos por um carrossel a gritaria comece antes...

Pastéis de nata de chocolate

Ontem fomos a Óbidos, esse lugar encantado que nos é tão especial e nunca nos defrauda as expectativas. Já estão em marcha os preparativos para a 'Vila Natal' porque ali por aqueles lados não se pára nunca. A Pimpinela passeou e até viu os 'bambis' para lá da muralha. Mas eis que ontem voltámos com água na boca depois de termos passado por uma lojinha de chá, chocolates e coisinhas boas. Uma delas (anunciava a tabuleta pendurada à entrada) eram os famosos pastéis de nata de chocolate. Ora eu já provei uma coisa destas durante uma das famosas feiras medievais que por ali se organizam mas o maridão, não. Lembro-me que na altura foi teimoso e não provou (coisas de gajo). Ontem foi o oposto, queria muito (enfim queríamos muito os dois) mas a 'publicidade' era assim para o enganosa. É que nestas alturas ditas normais, comer pastéis de nata de chocolate em Óbidos, só mesmo por encomenda...tal como nos disse a disponível e simpática rapariga que nos atendeu. Isto produziu em nós o efeito de um murro no estômago mas enfim, acabámos por sair da tal lojinha com um pacotinho de chá preto com aroma a chocolate negro o que já não foi mau de todo apesar de ainda não o termos provado. Digamos que teve o efeito de prémio de consolação. À saída fomos às castanhas, as primeiras que comemos este ano e assim ficou concluída mais uma tarde em Óbidos. Claro está que depois de uma coisa destas só me apetece mesmo é comer qualquer coisinha de chocolate, assim para variar um cadinho. É que o chocolate é um dos meus Guilty-pleasures para quem ainda não tenha reparado. Será que existe alguém que ainda não tenha?
Não curto mudanças de hora. De todo!
E era isto.



domingo, 30 de outubro de 2011

Notícias das boas para variar um bocadinho

A questão já não é novidade propriamente mas este é o género de coisa que me enche o coração agora e sempre. Imagino a felicidade dos socorristas que a resgataram dos escombros, não devem existir palavras para descrever.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Chromatics - Tick Of the Clock

Esta é uma das músicas que faz parte da contagiante banda sonora do filme 'Drive' com Ryan Gosling e um dos filmes que irá competir pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2011. Dentro do registo em que se enquadra a música electrónica confesso que sou um cadinho (para não dizer muito) maricas mas gostei imenso desta. Estava a conduzir quando a ouvi pela primeira vez (a Antena 3 é o máximo) e talvez tenha sido essa a razão de ter gostado tanto de imediato.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Para pensar

Mas...

Grande Tralho, pá!

Isto foi mais ou menos o que me aconteceu hoje, fruto da chuvinha que molha a nossa típica calçada portuguesa e a deixa escorregadia como o caraças. Só não houve foi alminha nenhuma que me perguntasse se estava bem, nada que me espante pois como grande conhecedora da igualmente típica falta de solidariedade portuguesa não me incomodei muito, até porque estava tão feliz e contente, tão bem-dispostinha que não fôsse ter ficado com uma parte dos glúteos encharcados e com a mão (com que me apoiei para não ir com esta carinha laroca ao chão) dorida e este episódio me teria passado completamente ao lado.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Marquesa de Alorna...outra vez

Cada vez me apetece mais comprar este livro da Maria João Lopo de Carvalho mas temo que se o fizer o meu marido me peça uma coisa chata que começa pela letra 'D', sim o divórcio. A sério. É que tenho abusado um cadinho naquilo que gosto de chamar pomposamente aquisição cultural. A malta corta numa data de coisas, não se compra isto e aquilo porque estamos todos em contenção de despesas mas dou por mim a não cortar nos livros porque é cultura e isto e aquilo e rebéu-béu-pardais-ao-ninho.
O meu marido (que de vez em quando até tem razão) diz que não vale a pena esta sangria desatada porque só leio um de cada vez mas euzinha gosto de os ter cá em casa bem perto de mim mesmo que depois me delicie só com um de cada vez...
É que o simples facto de olhar para eles, de os folhear, de os manusear me dá imenso prazer.

Especially

Se a imagem é bonita e agradável, o aroma é melhor ainda, vão por mim.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Subscrevo!

Sismo na Turquia

Não consigo evitar...sempre que vejo imagens de um sismo imagino o que será quando nos acontecer a nós...neste país de desorganização total em que falta tudo e mais alguma coisa principalmente o que mais importa - valores morais. Um país em que se vive mal mas sempre ao sabor da brisa e da imagem porque isso é que importa. Por vezes tenho (muita) vergonha de ser Made in Portugal. Vá-se lá saber porquê, hoje é uma dessas vezes.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A propósito de Chá

- Queres chá?
- Não, quero romance. Quero música. Quero amor e beleza.
- A sério que não queres chá?

Woody Allen

Lu Tung: ''Tratado sobre o Chá''

Graças a uma amiga do peito sou a feliz 'proprietária' de um livro cujo título é: Paixão pelo Chá. Ontem tropecei (se é que se pode tropeçar com os olhos) neste Lu Tung que me deliciou o espírito:

A primeira chávena humedece-me os lábios e a garganta.
A segunda chávena quebra a minha solidão.
A terceira chávena busca nas minha entranhas, mas apenas encontra milhares de ideogramas absurdos.
A quarta chávena provoca uma leve transpiração - todos os males da minha vida saem pelos poros.
E à quinta chávena já estou purificado.
A sexta chávena transporta-me aos reinos dos imortais.
A Sétima chávena - ah, não posso beber mais!
Só posso sentir a brisa do vento fresco que me levanta as mangas.
Onde está o elísio? Deixem-me cavalgar sobre esta suave brisa que me leva até lá.

'A pele que habito'

É com alguma ansiedade que aguardo pelo novo filme de Pedro Almodóvar. O último que vi 'Abraços Desfeitos', encheu-me as medidas. Neste, Antonio Banderas volta a protagonizar um filme de Almodóvar mas para mim falta-me a Penélope Cruz...
Para ver em Novembro, definitivamente.

sábado, 22 de outubro de 2011

Balançar


Pedes-me um tempo,
para balanço de vida.
Mas eu sou de letras,
não me sei dividir.
Para mim um balanço
é mesmo balançar,
balançar até dar balanço
e sair..
Pedes-me um sonho,
para fazer de chão.
Mas eu desses não tenho,
só dos de voar.
Agarras a minha mão
com a tua mão
e prendes-me a dizer
que me estás a salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração...
Pedes o mundo
dentro das mãos fechadas
e o que cabe é pouco
mas é tudo o que tens.
Esqueces que às vezes,
quando falha o chão,
o salto é sem rede
e tens de abrir as mãos.
Pedes-me um sonho
para juntar os pedaços
mas nem tudo o que parte
se volta a colar.
E agarras a minha mão
com a tua mão e prendes-me
e dizes-me para te salvar.
De quê?
De viver o perigo.
De quê?
De rasgar o peito.
Com o quê?
De morrer,
mas de que paixão?
De quê?
Se o que mata mais é não ver
o que a noite esconde
e não ter
nem sentir
o vento ardente
a soprar o coração.

F5

Por vezes precisamos de planos B na nossa vida, já aqui o disse e não foram poucas as vezes que já se sabe que consigo ser repetitiva. Sabem porquê meus pequenotes? É que estas coisas funcionam como a tecla F5. Uma das teclas mais importantes que existem (falo por mim, claro está).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dr. House 'renovado'

Raparigas em plena idade do armário # 2

eu: Filhota, não me digas que ainda não estás a tomar banho? Olha que já é tarde, olha que tens teste amanhã, blá, blá, blá...
ela: Não tenho culpa de 'fazer fezes'. Não vês que são os movimentos peristálticos?
eu: ...

Isto são consequências de disciplinas como Ciências da Natureza. Ieiii!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Só para algumas pessoas

O.E.

Ontem passei algum do meu já parco tempo a ouvir o José Gomes Ferreira (que admiro imenso) a fazer os comentários habituais sobre economia, nomeadamente sobre as novas medidas de austeridade (sim já sabemos que não há alternativa) do próximo Orçamento de Estado. E concordo com tudo o que este senhor disse, em particular com o que referiu relativamente às Parcerias Público-Privadas que segundo ele, são uma 'loucura', um autêntico 'monstro', 'um monstro que não está resolvido'... É que são 'só' 2100 milhões/ano que estão em causa. E quem quiser pode ir consultar via internet (agora não me lembro da página mas que está lá isso está). Esta é uma questão antiga mas que ainda surpreende, como é possível existir uma coisa que dá lucro aos privados e prejuízo ao Estado? Isto parece inadmissível até mesmo para nabas como eu. Há que cortar com estes contratos definitivamente caso contrário estaremos a 'pedir' dinheiro novamente e num futuro muito próximo. Não é por nada mas pedir responsabilidades aos senhores que nos deixaram o País nesta linda figura também seria interessante.


Música boa onda # 2

terça-feira, 18 de outubro de 2011

''Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa . Põe quanto és 
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.''

Fernando Pessoa

Prémio Leya

Atribuído a João Ricardo Pedro (sem obra publicada) e escolhido por maioria.
Segundo sei, João escreveu o livro enquanto estava desempregado (há já dois anos). Assim é que é. Fazer de um período menos bom uma oportunidade para ser produtivo e criativo. Criar uma obra que não obstante ser a 1ª foi logo premiada. Para além do orgulho natural que advém do prémio em causa, é bastante recompensador receber 100 mil euros quando se está no desemprego.
Não conheço o livro obviamente mas como seria de esperar fiquei curiosa, como será publicado em Março, resolve-se logo a curiosidade.
Epá, mesmo não sendo comigo, fico feliz e contente com estas notícias. A sério!
Ao João, tudo de bom.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A sério que gosto muito da nossa casinha mas já a transportava para Lisboa.

Lusco-fusco em Sintra

Este sábado o meu mais-que-tudo levou-nos (só faltava o Piolho) a Sintra, basicamente para enfardarmos travesseiros. Cá em casa somos todos uns 'agarrados', confesso. Devíamos ter ido ver a esposição de fotografia mas como a crise é tramada ficámos pela vila a enfardar que fica mais em conta. Enquanto isso a Pimpinela passeava com o saquinho da 'Piriquita' pelo braço, sim que ela é uma lady, não pega em sacos de qualquer maneira. Chegámos à vila durante o lusco-fusco, esse momento mágico de transição do dia para a noite que me delicia invariavelmente, o Café Paris irradiava uma luz romântica e acolhedora e corria uma brisa agradável quando nos deparámos com uma equipa de som a preparar um concerto de Gospel para essa noite com o Palácio da vila como cenário de fundo. Direccionavam as luzes e afins e tinham música de charme a tocar em simultâneo. Soube muito bem ali estar, Sintra estava mais especial ainda. Só tivemos pena de não poder ficar para o concerto, afinal a Pimpinela tinha de jantar mas haverão concerteza outras noites especiais. Muitas mais, espero.

Música boa onda # 1

Com um som destes quem é que não se sente logo melhorzita? Já é 'velhota' mas tem efeito garantido.

sábado, 15 de outubro de 2011

Notícia feliz

Aparentemente o IVA não vai aumentar nos livros, vai manter-se nos 6%.
Fica-se sem comer é verdade mas alimenta-se a alma o que já não é mau de todo.

E é isto

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Declaração de Passos Coelho ao País

Hoje às 20H ao vivo e a cores numa Tv perto de si.
Só tenho uma coisa a dizer: Medo, muito medo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Estante Infinito

Um dia quero ter uma destas!

Também não há cu para estas coisas

Desculpem-me os que gostam mas não há cu para programas como o Peso Pesado, Casa dos Segredos e uma coisa que ainda não consegui definir - Cartas da Maya, Dilema, sei lá eu o nome da coisa. Esta último é absolutamente gritante. Informo desde já que não tenho nada contra a Maya mas foi com enorme perplexidade que fiquei a vê-la disparar futurologia infalível aos telespectadores com quem falava telefonicamente. É que a Maya sabe tudo e não falha!

Primavera

Uma das minhas bandas de eleição com uma sonoridade sempre contangiante.
Parabéns, Sónia! Pelo talento, pela originalidade e acima de tudo pelo bebé que aí vem.

Acordar

Não há cu para a crise ou para o que se faz dela

Isto da crise, já aqui disse, acaba por ser uma desculpa para tudo e um par de botas. Aparentemente os museus vão deixar de ser gratuitos ao domingo. Ora mas que bela notícia para a nossa Cultura. Num país em que as pessoas já pouco frequentam estes espaços, sinceramente que não entendo esta medida.

Marquesa de Alorna

Sou daquelas pessoas que não pode ver nada...

Tudo por causa do Mark Twain

Temos quase a certeza de que temos duas versões do Tom Sawyer no feminino cá em casa, tal é a forma como a Caracoleta e o Piolho insistem em se descalçar!

sábado, 8 de outubro de 2011

About Happiness

Tropecei nisto, gostei da idéia e como gosto de partilhar aqui vai:

http://www.happiness-project.com

Flaubert é que sabia, pá

"To be stupid, and selfish, and to have good health are the three requirements for happiness; though if stupidity is lacking, the others are useless."

Getting fit and healthy

Porque a vida é feita de uma imensidão de coisas entre elas (muitos) recomeços, ontem foi dia de retomar as minhas caminhadas. E não é que foi bom mas bom? 6321 passos, 4.403 Km e 49 minutos depois sentia-me uma nova pessoa. Simmm, é verdade que já disse isto antes e não foram poucas as vezes mas desta vez sinto que é mesmo para continuar. Tem a ver com toda uma atitude perante a vida que tenho experimentado durante a semana que passou e da qual estou a gostar muito.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs

Obrigada e até sempre, Mr. Jobs.


"O nosso tempo é limitado, por isso não o percamos nas vidas dos outros. Não fiquemos encurralados em dogmas, isso é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixem que o ruído das opiniões dos outros torne a nossa voz interior inaudível. E acima de tudo, tenham a coragem para seguir o vosso coração e a vossa intuição. De alguma forma, eles sabem aquilo em que verdadeiramente nos queremos tornar. Tudo o resto é secundário. "
Steve Jobs

terça-feira, 4 de outubro de 2011

''Conto do vento''

Prémio de Melhor Animação na 8ª edição do NIFF - Naoussa International Film Festival» na Grécia.
Parabéns!


Superglue

Com este calor # 3

...aqui também podia ser.

http://www.quintadaslagrimas.pt/

Com este calor # 2

..ou aqui.

http://www.lusohotelbussacopalace.com

Com este calor # 1

...neste preciso momento era aqui que gostaria de estar.

http://www.imani.pt/

Djavan...

Hoje não estou cá, definitivamente (com excepção do que diz respeito ao lançamento do Iphone). Aconteceu-me quase o mesmo que ao personagem principal do 'Meia-noite em Paris' mas fui parar à minha adolescência o que não é mau de todo.



Por falar em Iphones

Gosto desta bolsa, pá!


Iphone 5!?

Hoje é dia de satisfazer a curiosidade para os maluquinhos que gostam destas coisas, claro (eu e o meu mais-que-tudo incluídos). A nova versão da era pós-Jobs é apresentada hoje depois de muita e já habitual especulação. Como fãs da marca só temos uma coisa a dizer: venha ele!
Não podemos comprar é um facto mas ver não custa nada, pois não?


Because the night

E a seguir deu-me para isto.
A Patti Smith que me desculpe mas eu gosto imenso desta versão dos 10000 Maniacs.

Lanterna dos afogados

Hoje deu-me para isto.

Até 27 de Novembro

No Palácio de Monserrate.
Absolutamente incontornável.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

'Birds of a feather they fly together, don't they?'

Downton Abbey

Ora aqui está uma série que não quero perder por nada deste mundo, desconfio até que foi feita a pensar em mim.
Dia 10 de Outubro às 22.30H no usual canal-maravilha.


Rosa do deserto

A L'Occitane de vez em quando lança umas verdadeiras pérolas que vão mesmo, mesmo de encontro ao meu gosto pessoal. Desculpem a futilidade mas assim é o delicioso e recente creme de mãos em edição limitada 'Rosa do Deserto' e com ingredientes provenientes do Comércio com as Comunidades.

domingo, 2 de outubro de 2011

Meia-noite em Paris

Ontem fomos (finalmente) ver o Midnight in Paris. Woody Allen tem uma forma muito peculiar de contar histórias e da qual gosto particularmente pelo que normalmente sigo o que faz. Não me atirei para o chão com esta sua obra porque ainda tenho gravados (a ferro) na memória dois filmes do mestre - Matchpoint e Cassandra's dream - mas ainda assim, gostei. É um daqueles filmes deliciosos, cheios de magia e romantismo impregnado da cultura que se respira em Paris, a cidade capital da arte e da cultura em geral, pelo menos para alguns. Eu cá sou mais bolos, Londres, Veneza e um dia destes, Florença sem dúvida, mas last but not least também sonho em visitar o Louvre. Voltando ao assunto em questão, a escolha de actores é a meu ver irrepreensível e apesar de eu não ir muito à bola com o Owen Wilson acho que fez um trabalho fantástico. Nesta obra de Woody só faltou mesmo aquela sombra trágica e neurótica usual na sua cinematografia mas variar também é positivo, basta saber fazê-lo e por acaso Woody até o sabe fazer como ninguém.

Sofa Surfers - Babylon Tymes

Hoje acordei com isto na cabeça pelo que a semana promete!