segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Um dia no IEFP algures...

...ao vivo e a cores bem perto de si.

Primeiro recebe-se uma carta que de informação em concreto, pouco ou nada tem, já de parágrafos ameaçadores só falta mesmo dizerem que se não comparecermos à tal sessão de informação para a qual fomos convocados e sobre a qual nada mais nos é dito, começam-nos a cortar os dedos das mãos um a um, que depois serão enviados pelo correio às famílias dos convocados faltosos, esses 'grandes ordinários que têm o descaramento de estar desempregados'.
Salvo raras excepções, todos nós gostamos dos nossos dedinhos pelo que na data em causa, foi dia de casa cheia lá para aqueles lados.
Era tudo tão importante que encafuaram tudo e todos numa sala com lindos tectos em zinco e foram dando a injecção devagar devagarinho, estava previsto demorar duas horas.
A senhora que lá estava a fazer a sua parte até era uma querida (é que alguém tem de fazer aquele trabalho) e não é fácil estar ali a passar aquele tipo de informação a pessoas que estão na situação em que estão e na sua grande maioria, sem perspectivas. A senhora, conselheira de formação, começou por explicar que a nossa presença ali se devia à criação pelo IEFP de um programa para todos os desempregados inscritos nos centros de emprego. O chamado Programa Vida Activa que promove pequenas formações que por sua vez promovem pequenas competências que vão facilitar o ambicionado regresso à vida profissional?!
Esses desempregados foram agrupados em 3 lindos grupinhos:

1- Os que recebem Subsídio de desemprego

2- Os que recebem RSI

3- Os que não recebem nada mas que lá estão inscritos

Pois bem, a informação era nem mais nem menos do que temos cursos rápidos bons mas bons (independentemente da nossa formação académica), cada um de 50 horas, de 2ª a 6ª feira, 3 horinhas por dia. Ora isto dá 17 dias úteis. Existem 5 horários disponíveis mas apenas podemos escolher 2 opções e relativamente às formações, temos 3 (ena-ena-ena) opções, Sendo certo que não sabemos até que ponto ficaremos no horário e /ou curso pretendidos. A seguir veio a chuvada das ameaças, porque se faltarem fazemos e acontecemos, têm de justificar tudo e mais alguma coisa e só têm direito a faltar 3 horinhas sem justificação (uma margem enorme como podem verificar), só têm direito ao certificado do currrsooo se frequentarem 45 horas do curso...o diabo a sete...enfim.
As penalizações aos 'ordinários desocupados' que ousem faltar são também elas agrupadas nos 3 grupos que acima vos referi.
Ora quem tiver a 'lata' de estar a receber subsídio de desemprego (parece que me estão a fazer um favor mas trabalhei para isso e não foi pouco) e tiver a ousadia de faltar e não justificar (a justificação tem de ser aceite pelo IEFP), fica logo sem receber o dito pois os senhores têm de comunicar à segurança social. Quem recebe RSI (sim já sei que alguns não merecem e blá-blá-blá mas não se podem meter as pessoas todas no mesmo saco) tem igualmente direito ao mesmo bónus - ficar sem receber. E os que não recebem absolutamente NADA mas têm o azar de estar inscritos, levam logo com uma anulaçãozita da inscrição durante 90 dias que é para não se ficarem a rir. Posto isto e feitas todas as advertências e mais alguma, é-nos solicitado que entreguemos os nossos documentos de identificação e certificados de habilitações a um senhor que lá vai para fazer fotocópias, esperar pela devolução dos mesmos e pela resposta do IEFP e pronto, vamos às nossas vidas, 'desocupadas', claro.
Ahhhh, já me esquecia, mas eles pagam o passe mesmo que o centro de emprego nos tenha encaminhado para um centro de formação que fique no fim do mundo em cuecas e não no nosso local de residência.

Eu sou daquelas pessoas que acho que o saber não ocupa lugar, gosto de viver em permanente modo de aprendizagem desde que seja por matérias das quais goste e tenha interesse, como é mais que óbvio e por vezes sinto que me falta tempo para aprender tanta coisa que me apetecia aprender a fazer, MAS penso que este tipo de imposição camuflada de boas intenções (ninguém pergunta se estamos ou não interessados) feita a pessoas pelo simples facto de estarem desempregadas, é do mais deprimente que já senti na pele. É tratarem os desempregados como se fossem parasitas (certamente haverá alguns assim) que não querem saber de nada, não querem trabalhar, querem estar em casa a receber o belo do € sem fazer nadica de nada. Ora venham cá passar 3 belas horinhas que não fazem mais do que a vossa obrigação. Mas a questão é que não somos todos iguais!
Pergunto eu que até gosto de aprender, não querendo parecer ingrata, esse tempo vai encurtar o MEU tempo de procura efectiva de emprego. E se tiver o azar de ter uma entrevista cujo horário coincida com o da formação, bem que estou tramada, não é? A mim (atenção, isto sou só eu), parece-me mais profícuo porventura ir à tal da entrevista...mas será que a empresa me passa uma justificação e será que o IEFP aceita essa justificação? Eles dizem que sim, que aceitam e até falam em nome de quem eventualmente nos marque uma entrevista, que nos dão a tal da justificação assim de caras e sem necessidade de puxar os colarinhos a ninguém. Espero que sim. Para o meu bem e dos outros que lá estavam, pelo menos os que merecem...Principalmente para o bem de pessoas como um velhote de raça negra que lá estava (imagine-se) pelos simples facto de receber RSI (recebe uma miséria que o senhor partilhou o valor com quem lá estava na sala), um velhote com cataratas mas que teve de comparecer a esta sessão de informação caso contrário...
Estar desempregado não é definitivamente, estar desocupado, muito pelo contrário, desdobro-me em várias de mim diariamente. Os estigmas são tramados, nem nos tempos que correm nos livramos deles.

1 comentário:

  1. Eu foi ver as instalações e posso dizer que são uma MERDA.
    Ninguém está a pedir luxo, mas o mínimo de conforto é o pretendido. É assim que se estimula as pessoas a aprender?
    Não me parece.
    Para que quiser ver as instalações, recomendo a passar pela Rua das Industrias, Amadora e depois deem a vossa opinião.

    ResponderEliminar

Dentadas